quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Resenha: A Dança da Floresta #1

Da série Wildwood, A Dança da Floresta é um livro mágico cheio de romance e mistérios, escrito pela autora Juliet Marillier. Publicado pela Editora Prumo.
                     image
“Esta é uma história mágica, que transita entre um mundo mítico e um castelo na Transilvânia… Jena, uma garota de 16 anos, seu sapinho de estimação Gogu e suas quatro irmãs guardam um segredo: desde pequeninas, em toda noite de Lua Cheia, fazem sombras com as mãos contra uma pedra, abrindo um misterioso portal para uma floresta mágica, onde dançam com encantadoras e bizarras criaturas fantásticas. Porém, elas não imaginavam que suas vidas mudariam drasticamente: o pai adoece e, por recomendações médicas, vai para uma região onde o inverno é mais ameno. Jena e sua irmã Tati ficam encarregadas de cuidar dos negócios da família no castelo Piscul Dracului. As coisas vão bem até que um trágico acidente deixa tudo fora de controle. Para piorar, sua irmã se apaixonara por uma das misteriosas criaturas da Clareira Dançante da floresta…”  (Sinopse)
A Dança da Floresta é um livro narrado na primeira pessoa por Jena, uma das cinco irmãs. É muito gostoso o jeito como a autora brinca com gêneros textuais como Romance, Fantasia, Mistério e Lendas. Muitas partes lembram também contos infantis, como ela ter um sapo “falante” e romântico de estimação, o que lembra diretamente a Princesa e o Sapo. Ou o fato da história ser baseada em um conto infantil: As Doze Princesas. Mas, apesar de tudo isso, o livro é considerado Jovem-Adulto, embora eu tenha certeza que agradará muitas idades. 
Tenho uma história com esse livro um pouco engraçada: Quando eu era pequena, eu amava ver filmes da Barbie. O que isso tem a ver? Bom, muitos dos filmes da Barbie são baseados em clássicos. E o filme “As 12 Princesas Bailarinas” é um deles. Só que eu não sabia disso, até um dia em que estava procurando algum livro na livraria com minha mãe, e ela leu a sinopse desse livro e me deu para ver. No dia achei interessante, principalmente por ver que lembrava o filme que eu tanto gostava, quando criança. Mas, por algum motivo não comprei no dia. Só fui comprar anos depois.
Para mim, esse livro é uma surpresa que superou todas as minhas expectativas. Confesso que demorei de tomar coragem para realmente começar a lê-lo. Mas, assim que comecei não parei mais. Literalmente. Li em apenas um dia, e só terminei de madrugada. Sem falar que, após o seu fim demorei muito tempo para dormir de tanto que meu coração estava acelerado! Custou eu relaxar para pegar no sono.
Uma das coisas que também amo nesse livro é a capa. Eu, particularmente, amo capas bem detalhadas, na qual podemos ver todos os elementos importantes da história. E essa é genial. A medida que avançamos na história, podemos olhar a capa e entender a figura, ou objeto ou situação de que está se falando. 
Para minha própria surpresa hoje A Dança da Floresta virou um daqueles livrinhos favoritos que eu recomendo para todo mundo que perguntar! É uma obra fácil de agradar a um grande número de diferentes leitores. Quem gosta de contos de fadas, vai amar a profundidade de como ela montou a história, e todo o drama que foi atribuído ao romance e a todos os problemas e mistérios no qual o amor estava envolvido.    
O próximo e último livro da série é: O Segredo de Cybele, que será narrado em primeira pessoa por umas das irmãs mais novas de Jena: Paula. Em breve terá resenha. 
Aproveitem a leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário