quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Resenha: Foge, Nicky. Foge!

     Autobiografia de Nicky Cruz, publicado pela Editora Betânia



     "A história de Nicky Cruz é parecida com a de milhares de jovens e adolescentes que vivem nas grandes cidades espalhadas pelo mundo. Rejeitado pelos pais, carente de afeto e atenção, ele fez das ruas o seu lar, dos amigos, a sua família. E acabou vivendo em um território sem lei, onde os fortes subjugam os fracos; onde não há espaço para os valores éticos e morais; onde tudo é conseguido na base da violência... Ainda que seja preciso matar. Muitos leitores já conhecem um pouco da vida de Nicky Cruz, contada por David Wilkerson no livro A Cruz e o Punhal. Agora ele mesmo conta sua emocionante experiência. É a história de um jovem que, pelo poder de Deus, abandonou o ódio e a violência para se tornar pregador de grande influência para milhares de outros jovens iguais a ele. 
     Foge Nicky. Foge!, lançado há vários anos pela Betânia, tornou-se um dos livros mais vendidos da Editora. E até hoje este incrível e emocionante relato sensibiliza seus leitores. Escrito em linguagem fluente e espontânea, esta obra narra, com grande realismo, como é a vida nos guetos de Nova Iorque. Mostra como a criminalidade toma conta dos jovens cujas famílias não lhes dão a devida atenção. Ao mesmo tempo apresenta a solução para os problemas que esses jovens enfrentam, nos Estados Unidos ou em qualquer parte do mundo. É um livro recomendado para todos. E é leitura indispensável para os jovens, para os pais e também para os que desejam ajudar a minimizar o problema da delinquência e da criminalidade em nossas cidades." (Sinopse)

     Nascido em uma casa onde seus pais trabalhavam como médiuns e seu pai era conhecido como o Grande Milagreiro, Nicky cresceu envolto de feitiçarias e com o mundo espiritual mais perto do que a maioria imagina. Desde muito pequeno o ódio tomou conta de Nicky que não se sentia querido por ninguém ao seu redor, além de ouvir coisas horríveis de seus familiares. A medida que crescia cheio de medos, mais revoltado ele ficava e, foi aí que ele começou a fugir. Fugir do passado. Fugir de todos os que conhecia e que tinham lhe ferido. Fugir passou a ser seu modo de vida. E foi em uma dessas fugas que Nicky passou a fazer parte da gangue mais temida de Nova York: os Mau-Maus.

     “ - Você é um dos nossos, Nicky. Rapaz, você pode nos ajudar. Você pode ser um monte de coisa, mas não é covarde. No duro. Toque aqui. - ele apertou algo contra a
minha mão. Era um revólver trinta e dois. 
     - Você é Mau-Mau agora, Nicky. Mau-Mau.”. (Trecho) 
     
     A sede de sangue, o crime por diversão e a fuga, fazem parte do dia a dia da gangue. Mas não é só isso! Desde um incidente do passado, Nicky tem o mesmo pesadelo todos os dias, que lhe enche de pavor e desespero. Por mais durão que ele tentasse ser, ele ainda era aprisionado pelo medo. Mas toda a sua a vida e de seus amigos mudam quando um estranho senhor aparece no meio do caminho deles em uma praça. O mais esquisito? Esse senhor falava de amor de uma forma diferente! Depois desse encontro a vida de Nicky nunca mais seria a mesma.        

     De tão emocionante, essa história parece ficção, mas não é! Esse é definitivamente o meu livro cristão preferido! A história, a escrita e a narrativa me prendem do início até o fim! Enquanto escrevo essa resenha, não para de vim a minha mente que preciso ler esse livro de novo, novamente e mais uma vez! Toda a vida de Nicky Cruz é incrível! Como ele era e como mudou é chocante! Minhas emoções variavam no decorrer da leitura e meu coração batia tão forte que parecia que ia sair pela boca...

     Venha conhecer uma realidades assustadora de vidas que são aprisionadas e podem estar em qualquer esquina perto de você. Pessoas amarguradas, que odeiam viver e que, acima de tudo são carentes de amor! Mas Jesus pode mudar tudo! 

     Eu recomendo muito esse livro! Leiam e depois me contem o que acharam! =D



Um comentário: