quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Teoria

      Foi em mais uma aula chata de teoria musical que aprendi a harmonia e como ela é formada. 


     Aprendi o que é campo harmônico, que definem quais acordes combinam entre si, em uma determinada escala. E quais acordes nunca podem ser tocados juntos… o que provavelmente resultaria em uma catástrofe melódica.
Não entendeu o que eu disse? Bom, deixe- me lhe explicar: Após cinco anos indo forçada para 1 hora de teoria musical (minutos que se arrastavam a passar), eu finalmente decidi dar uma chance e tentar gostar da dita cuja. Claro que a mudança de professor ajudou consideravelmente, mas isso são apenas detalhes. Após algumas aulas, nas últimas semanas, percebi a importância de valorizar aquilo. Pode-se dizer que tomei como uma lição de vida.

Para tudo existe uma parte teórica. Para fazer um bolo, precisa-se ler a receita, caso contrário, tome cuidado para não ser intoxicado por qualquer coisa na massa que não deveria estar lá… Ou para seguir qualquer carreira profissional. São anos em um curso, sentados em uma sala de aula, ouvindo alguém explicar o que, como e quando você deve ou não fazer algo. E para a vida não é diferente, desde cedo somos ensinados por nossos pais, professores ou qualquer autoridade, sobre como viver, agir e falar corretamente, para que, pudéssemos usar na prática (e talvez evitar que eles passem qualquer tipo de vergonha desnecessária).
Enfim, observei que a vida é uma constante aula de música, onde estamos diariamente aprendendo e pondo lições em prática. Entoando melodias afinadas ou não. Tocando músicas alegres ou tristes. Batendo em teclas erradas, talvez, mas aprendendo e praticando a certa, até formar uma canção de acordes perfeitos. Conquistando pessoas com nossas sinfonias, e executando lindas partituras de amizades fortes.   Variando os tons e as intensidades, os graus e os acordes, para, no fim, fazer das nossas vidas, a mais bela composição.  
     Quel Eustáquio

3 comentários:

  1. Particularmente eu gosto muito de teorias, apesar de não me dar bem com instrumentos musicais. Uma das pessoas que me influenciaram a gostar disso foi o Sheldon, de TBBT, que é físico teórico. Mas bem, voltando a reflexão, compreendo que para vivermos precisamos de certa forma ensaiar, aprender. E para isso, só tendo experiências na prática. É como um ciclo...

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris! Exatamente! É um ciclo! Que bom que você entendeu meu ponto de vista! ;D

      Excluir